TAUBATÉ DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA POR SURTO DE DENGUE
- Taubaté Mil Grau
- 15 de abr.
- 1 min de leitura
A Prefeitura de Taubaté decretou, nesta terça-feira (15), estado de emergência e alerta epidemiológico em razão do aumento expressivo dos casos de dengue no município. A medida foi oficializada por meio de decreto e tem como objetivo intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
De acordo com o boletim mais recente da Vigilância Epidemiológica, divulgado no dia 11 de abril, já são 683 casos confirmados de dengue na cidade. Desses, 20 pacientes precisaram ser internados por conta do agravamento do quadro clínico. Até o momento, não há registros de mortes causadas pela doença.
A maior parte dos infectados está na faixa etária entre 20 e 40 anos, e a maioria dos casos ocorreu entre mulheres, que representam 55% dos positivos, contra 45% de homens. Além disso, foram contabilizados três diagnósticos positivos para chikungunya, sendo que dois dos pacientes também precisaram de internação.
Com a vigência do estado de emergência, todos os setores da administração municipal passam a dar prioridade ao apoio das ações lideradas pela Secretaria de Saúde. O decreto ainda permite a adoção de medidas administrativas imediatas para o controle da epidemia, incluindo a aquisição de insumos, materiais e serviços necessários para conter a proliferação do mosquito transmissor.
Comentarios