SMART TAUBATÉ É LANÇADO COM FOCO EM TECNOLOGIA E SEGURANÇA COLABORATIVA
- Taubaté Mil Grau
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
A Prefeitura de Taubaté lançou nesta semana o programa Smart Taubaté, voltado à modernização da gestão pública por meio da tecnologia e da integração entre poder público e população. A primeira ação do programa é o Projeto Sentinela, que permitirá o compartilhamento voluntário de imagens de sistemas de monitoramento privados com o Centro de Gestão Integrada da Guarda Civil Municipal.
O objetivo é ampliar a atuação preventiva e investigativa das forças de segurança, com apoio de moradores, condomínios e empresas.
Integração tecnológica e monitoramento
O Smart Taubaté reúne um conjunto de ações previstas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação para Cidades Inteligentes. Entre as iniciativas estão a criação de aplicativos de serviços municipais, geolocalização de áreas rurais, monitoramento urbano, novo portal da Prefeitura e integração de dados públicos.
O Projeto Sentinela está regulamentado pelo decreto municipal nº 16.051/2025 e prevê a adesão voluntária de pessoas físicas e jurídicas interessadas em cooperar com o monitoramento urbano.
As imagens compartilhadas serão utilizadas exclusivamente pelo Setor de Inteligência da Guarda Civil Municipal para apoio a investigações, emissão de alertas em tempo real e análises técnicas de segurança.
Como aderir ao Projeto Sentinela
A adesão deve ser feita pelo site oficial da Prefeitura de Taubaté, por meio do sistema de Protocolo Online 1Doc. É necessário selecionar o assunto “Projeto Sentinela – Cooperação” e anexar os documentos solicitados.
Requisitos para pessoa física
Documento de identidade com CPF
Comprovante de residência
Termo de cooperação assinado digitalmente (GOV.BR ou equivalente)
Requisitos para pessoa jurídica
CNPJ
Comprovante de endereço
Cópia do registro comercial
Alvará de funcionamento
Termo de cooperação assinado digitalmente
Documentos dos responsáveis legais
Comentários