PASSAGEIROS ENFRENTAM CONFUSÃO NA NOVA ESTAÇÃO DE ÔNIBUS EM TAUBATÉ
- Taubaté Mil Grau
- 12 de mai.
- 2 min de leitura
A nova estação de conexão de ônibus, instalada no bairro Cecap, em Taubaté, apresenta falhas de comunicação e causa atrasos no deslocamento de passageiros nesta segunda-feira (12), primeiro dia útil de funcionamento após a inauguração no sábado (10).
A estação, chamada de ECO, reúne oito linhas. Cinco partem de bairros como Quiririm, Maracaibo, Pinheirinho, Santa Tereza e Cecap, levando os passageiros até a estação. De lá, três linhas seguem para o Centro, com diferentes trajetos passando pelas regiões da Independência, Bonfim e Gurilândia.
A integração entre linhas só é possível com o cartão de transporte. Quem paga a passagem em dinheiro precisa retirar um cartão gratuito e validá-lo no posto montado ao lado da estação. O sistema permite até três integrações em 1h15, com economia na tarifa: de R$ 4,70 para R$ 4,50.
Mesmo com a instalação de uma tenda de apoio e suporte por WhatsApp, passageiros reclamam da falta de informações nos ônibus e nos pontos, o que tem causado atrasos em compromissos e consultas médicas.
A concessionária ABC Transportes afirma que cerca de 25 mil pessoas usam o transporte público por dia em Taubaté, sendo mais de 7 mil só da região do Cecap. Com a nova estação, o número de viagens aumentou em 20%, com previsão de ônibus a cada dez minutos.
A estação integra um plano de melhorias exigido na renovação do contrato com a prefeitura em 2023. Outras duas estações estão previstas: uma na Rodoviária Nova, ainda em 2025, e outra para 2026, com local ainda em análise.
A Secretaria de Mobilidade Urbana admite o período de transição e pede paciência da população, afirmando que o sistema ainda passa por ajustes.
Comments