top of page

NOVO FERIADO; GOV DE SP DECRETA FERIADO ESTADUAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O governo do Estado de São Paulo tornou o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, feriado oficial em todo o estado. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou um projeto de lei do deputado estadual Teonilio Barba (PT) e a medida vale já para este ano.


O Dia da Consciência Negra é feriado em algumas cidades, mas não fazia parte do calendário oficial paulista. A data é celebrada desde os anos 70, mas passou a ser feriado em algumas cidades brasileiras a partir de 2003.


A decretação da data como feriado sempre foi uma reivindicação do movimento negro, sindicatos e centrais sindicais.


No último Congresso realizado pelo Sindicato, em maio de 2022, foi aprovada a seguinte resolução: "Realizar campanha pela instituição do dia 20 de novembro como feriado, conscientizando que é um dia de luta e em memória dos negros (as) que morreram vítimas da exploração e do racismo".


Para o vice-presidente do Sindicato, Valmir Mariano, trata-se de uma conquista do povo negro. "Defendemos o feriado do 20 de novembro, data que marca o assassinato do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Com isso, queremos conscientizar o maior número de pessoas sobre a luta contra o racismo e o preconceito que vitimam a população negra", afirmou.


A reivindicação do movimento, agora, mira o presidente Lula, que precisa tornar o 20 de novembro feriado nacional.


 
 
 

Comentarios


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok
bottom of page