EM TAUBATÉ, POLÍTICAS PÚBLICAS PRIORIZAM EDUCAÇÃO DE BASE, COM QUALIDADE E MAIS INCLUSÃO
- Taubaté Mil Grau
- 9 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Com mais de 41 mil alunos em sua rede pública, número superior à população de 27 dos 39 municípios da RMVale, Taubaté fez a lição de casa e transformou-se na Cidade da Educação. E a nota 10 não foi à toa, muito pelo contrário.
Os bons índices alcançados na área da Educação em Taubaté são fruto de muito trabalho, com reforma de escolas e creches, entrega de material escolar e uniforme completo para os estudantes, atenção à saúde, reforço no ensino integral, alunos premiados, além do reforço da segurança nas unidades e do moderno conceito em que a comunidade escolar decide e gerencia investimentos. Ufa! E tem muito mais.

A lição de hoje é especial: como Taubaté virou a Cidade da Educação. É nota 10! Pensando em políticas públicas, a prioridade é educação de base com qualidade e inclusiva para a transformação de uma sociedade.
LIÇÃO DE CASA
Começa com o Plano Municipal pela Primeira Infância, que se concentra nos cuidados e no desenvolvimento das crianças desde o nascimento até os seis anos de idade, período crucial para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças.
Passa ainda pela valorização dos professores, ampliação do ensino integral, diversidade escolar, reforma de unidades e aposta na capacidade da comunidade escolar. Os diversos alunos do Sistema Municipal de Ensino premiados pelo país são um dos resultados dessas políticas de qualidade.
OBRAS
A Secretaria de Educação de Taubaté tem investido pesado em obras de manutenção e de melhorias de instalações nas unidades de ensino. O objetivo é melhorar a estrutura para os alunos e a comunidade a qual a escola pertence.
São obras para aumentar o número de salas de aula e contemplar mais alunos para sanar o déficit de vagas.
Foram realizadas 87 reformas em escolas do Sistema Municipal de Ensino entre junho de 2022 e maio de 2023, com investimento estimado em R$ 26 milhões.
As intervenções para melhorar a estrutura atenderam 37 escolas de Ensino Infantil, 37 de Ensino Fundamental, 10 Escolas do Trabalho, duas unidades de Ensino Integral e a Escola Municipal de Artes Fêgo Camargo.
Além disso, a Prefeitura fez ampliações em seis unidades de Educação Infantil, investindo R$ 6,036 milhões nas obras.
Também foram reformados ginásios esportivos, principalmente na zona rural, que passaram por revitalização com cobertura, pintura e construção de alambrados para garantir mais segurança às crianças dentro da escola.
Comments