CASA DE CUSTÓDIA DE TAUBATÉ SERÁ DESATIVADA
- Taubaté Mil Grau
- 27 de mar.
- 1 min de leitura
A Casa de Custódia de Taubaté, conhecida por abrigar detentos de grande repercussão, como Chico Picadinho e Pedrinho Matador, será desativada até o primeiro semestre de 2026.
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) informou que o fechamento faz parte de um plano de desinstitucionalização dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), conforme resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O novo prazo limite para a transição é o segundo trimestre de 2026.
Os internos serão transferidos gradativamente para instalações administradas pela Secretaria Estadual de Saúde, com monitoramento da Corregedoria Geral da Justiça.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) afirmou que o Hospital de Custódia de Taubaté segue operando normalmente e que a desativação está sendo articulada com TJ-SP, Secretaria da Saúde e CNJ.
Um marco na história penitenciária
Fundada há mais de um século, a unidade recebeu presos da desativada prisão da Ilha Anchieta. Entre os internos mais conhecidos estavam Pedrinho Matador e o Bandido da Luz Vermelha.
O fechamento simboliza uma mudança na abordagem do sistema prisional brasileiro e a adoção de novas diretrizes para o tratamento de internos em situação psiquiátrica.
Comments